Descrição Geral
O curso visa viabilizar a especialização de profissionais para a prática reflexiva sobre a aprendizagem humana e uma releitura das multiplicidades dos fatores envolvidos no ato de aprender, tendo em vista uma adequada intervenção psicopedagógica institucional, clínica e no âmbito das instituições de saúde voltada para a prevenção e enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar.
Mercado de Trabalho
Escolas Públicas (Rede Municipal e Estadual de Ensino) e Particulares, Universidades, ONGs e Instituições de Saúde entre outros.
Público Alvo
Professores e profissionais da área de educação, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, envolvidos com o processo ensino- -aprendizagem interessados no aprimoramento do conhecimento, organização e gestão de projetos, diagnóstico e intervenção psicopedagógica e desenvolvimento de pesquisas.
Matriz Curricular
1. Fundamentos da Psicopedagogia
2. Teorias do Conhecimento e da aprendizagem
3. Aprendizagem da língua escrita, avaliação e intervenções psicopedagógicas
4. Aprendizagem da leitura: avaliação e intervenções psicopedagógicas
5 . Os processos da aprendizagem da matemática: avaliação e intervenções psicopedagógicas
6 .Metodologia da Pesquisa Social e do Trabalho Científico
7 . Bases Psicomotoras da aprendizagem
8. Bases neurológicas da aprendizagem
9 . Psicanálise e Psicopedagogia
10. Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
11. A psicopedagogia e a educação especial
12. Psicopedagogia, família e aprendizagem.
13 . Fundamentos do Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
14. Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional.
15. Fundamentos do Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
16. Estágio Clínico Supervisionado
17. Fundamentos do Estágio Supervisionado em Psicopedagogia na Saúde
18. Estágio Supervisionado em Psicopedagogia na Saúde