Descrição Geral
No âmbito da escola inclusiva, manifestações, em sala de aula, de dislexia, disgrafia e a disortografia, dificuldades especificas da aprendizagem em leitura, escrita e ortografia, respectivamente, são a grande preocupação de gestores educacionais e profissionais de ensino. O Curso visa oferecer estratégias para a sondagem e identificação dos fatores que estão na base das dificuldades de aprendizagem e propor, assim, uma estratégia para a superação das dif iculdades na língua portuguesa, as que os alunos apresentam nas instituições públicas e privadas de educação básica.
Mercado de trabalho
Os profissionais que irão se formar neste curso terão acesso a fundamentos teóricos e orientações metodológicas que lhes possibilitem uma atuação compatível como psicopedagogo e psicolingüista especializado no campo das dislexias, disgrafias e disortografias. Escolas Públicas e Particulares, Universidades e ONGs.
Público Alvo
Graduados em Letras, pedagogia, coordenadores pedagógico, psicólogo e concludentes de cursos de especialização em Psicopedagogia.
Matriz curricular
Avaliação dos Processos de Leitura e Escrita
Métodos de leitura
Estratégias de Leitura e Compreensão leitora
Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura: as dislexias
Dificuldades específicas na aprendizagem da escrita: as disgrafias
Dificuldades específicas na aprendizagem da ortografia: as disortografias
Fundamentos Lingüísticos dos Processos Ensino-Aprendizagem de Leitura, escrita e Ortografia.
Metodologia da pesquisa na área de Psicolingüística
Teorias explicativas sobre as dificuldades de aprendizagem