Descrição Geral
No campo da educação escolar, a alfabetização em leitura se tornou, nas últimas décadas, um grande desafio para as instituições de ensino. O curso busca situar os problemas mais gerais da alfabetização no quadro das habilidades em leitura e escrita e das dificuldades escolares. Os módulos vão descrever e analisar as diferentes dimensões (linguística, social e política, psicológica e educacional) envolvidas no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Mercado de trabalho
Os profissionais que irão se formar neste curso terão acesso a fundamentos teóricos e orientações metodológicas que lhes possibilitem uma atuação compatível com uma educação de boa qualidade, de modo a oferecer aos cursistas condições para que possam reunir elementos e subsídios para a elaboração de projetos de alfabetização, produzindo e analisando materiais didáticos, planejando atividades e desenvolvendo alternativas metodológicas para o ensino/aprendizado da leitura e da escrita. Escolas públicas e particulares, universidades e ONGs.
Público Alvo
Graduados em letras, Filosofia, Pedagogia e Direito.
Matriz curricula
1. Alfabetização e Letramento
2. Aquisição de Conheciemento Linguístico
3. Leitura, Interpretação e Produção de Texto
4. Metodologia da Pesquisa Científica
5. Métodos de Alfabetização
6. Oralidade e Escrita
7. Políticas Públicas de alfabetização e Inclusão Social
8. Psicogênese da Língua Escrita e Alfabetização
9. Teorias da Aprendizagem e Alfabetização